Posso trabalhar ilegalmente no Canadá?

É uma pergunta recorrente feita por estudantes que querem se manter por algum período. Leia:

A realidade dos brasileiros que querem imigrar, estudar por um período no Canadá nem sempre é favorável. Há diversos perfis de estudantes, aqueles em que os pais pagam tudo, alimentação, curso, vale transporte e até presentinhos. Porém existem os brasileiros que vivem na realidade de um país de terceiro mundo, trabalham, estudam, sofrem para pagar as contas todo mês. Durante um período guardam dinheiro para visto, passagem e vão para o Canada.

Em resposta ao subtítulo desta matéria, não, não pode trabalhar ilegalmente. Mas se quiser consegue? Alguém trabalha ilegalmente? São respostas que bloggers e agências ficam temerosos em falar. Filosoficamente falando, o que é fronteira? O que é legal ou ilegal, no aspecto sociológico de quem? Agora vamos para a realidade, trabalhar ilegalmente no Canadá muitos conseguem, porém não devem e jamais irei fazer apologia a ilegalidade, mesmo tendo questionado de forma filosófica esses assuntos.

As situações que irei contar foram de um olhar de um jornalista que viveu e entrevistou inúmeras pessoas no Canadá. Morei de mar a mar nas terras geladas e conheci muita gente em suas realidades.

De fato, alguns estados são mais rigorosos, ouvi depoimentos de estudantes que tentaram conseguir um trabalho extra na limpeza, em restaurantes em Vancouver e não obtiveram êxito. Um dos entrevistados contou que em um restaurante o dono até queria contratar o brasileiro para trabalhar na cozinha lavando louça mas explicou que os agentes de imigração passavam direto pela rua e conhecia inúmeras pessoas que foram deportadas. Ouvi também histórias na parte francesa.

 Em Ontário, mais precisamente em Toronto conheci muitos brasileiros na limpeza, na construção, nas cozinhas trabalhando sem visto de trabalho. Acredito que por ser uma cidade muito grande, populosa, seja mais difícil fiscalizar tudo. Conheci um brasileiro que vivia há mais de 20 anos que trabalhava na construção e nunca teve um visto de trabalho.

Alguns ilegais vivem bem no Canadá porque conseguem tirar a carteira de motorista, abrir conta em banco, ter crédito, colocar seus filhos na escola. Em 2008 na crise imobiliária americana foram muitos “terráqueos” (Expressão falada para quem nunca chegou de avião na américa do Norte. Foi até ao México, passou o deserto a pé pelos EUA e na crise foram para o Canadá pelo estado de Quebec.)  e se instalaram no Canadá.

Anos depois acabaram se cansando com pessoas com documentos, estudaram, conseguiram vagas oficiais de trabalho e acabaram ficando legais, mesmo que muitos ainda vivem às escuras da lei.

O governo canadense sem dúvida precisa de muita mão de obra, porém eu costumo sempre lembrar que existem vários países em regiões de conflito, com isso muitos conseguem entrar no Canadá na categoria Humanitário e Compaixão. Sendo assim os serviços braçais o governo sempre reserva para esses povos que entram todos os anos e precisam ocupar todas as vagas destes perfis. Quando existe um imigrante que vem de uma região que não se enquadra neste perfil de perseguição, conflito os agentes de imigração exigem qualificação profissional, ou seja, tem como escolher.

Viver ilegal é desnecessário

Na verdade, não existe nenhuma necessidade de um brasileiro ficar ilegal no Canadá, existem várias possibilidades para imigrar, conseguir um visto de trabalho legal. A formas mais fáceis com as leis atuais ficam por conta dos cursos Co-op’s que dá direito a trabalhar enquanto estuda. Também os Colleges, mesmo sendo um pouco mais caro para pagar e exige um inglês melhor. Os planos pilotos provinciais permitem uma imigração rápida e com inglês mais básico. Não faltam meios de imigrar, basta você receber uma orientação certa.

Para concluir sobre este tema, se for tentar ganhar uma graninha extra sem visto de trabalho ficou evidente em minhas entrevistas que não poderá ser numa loja no Shopping e sim em trabalhos mais discretos e se for trabalhar ilegal que seja por um motivo justo, porque vai faltar dinheiro para o aluguel, que algo deu errado no seu planejamento, um incidente, uma perda que faltou grana para comer. E de preferência que seja por pouco tempo.

Cuide nestes trabalhos ilegais para não arrumar confusão, inimizades, conheci muitos casos em que o ilegal foi denunciado pela imigração porque alguém o entregou. Cuide para não se submeter a trabalhos ilegais porque seu patrão vai usar deste motivo para não te pagar, isto não é invenção, é realidade de muitos que ficaram sem receber porque não podiam abrir a boca.

De fato, trabalhar ilegalmente não há vantagem alguma, não tem benefício algum, até os sindicatos que em anos anteriores aceitavam ilegais não aceitam mais. Então pense bem em tentar trabalhar ilegalmente, se isso acontecer que não seja algo definitivo e por motivos fúteis como comprar mais um Iphone novo.

Espero ter ajudado, esclarecido e se algum brasileiro que vive no Canadá e hoje já está legalizado me criticar por este texto eu deixo uma pergunta: Você sempre teve dinheiro suficiente? Acha que a realidade de todos são as mesmas da sua vida e de familiares? Hoje você está bem, mas sempre foi assim?

Obrigado por ter lido até o fim e se gostou compartilhe este texto, se inscreva em nosso canada no Youtube.

Share this Post!

About the Author : Jacson Carvalho


Enviar um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.