Espere um grande ano para programas de imigração

Milhões de novos canadenses chegarão através dos vários programas de imigração do Canadá durante a nova década e várias atualizações políticas esperadas ajudarão a abrir o caminho em 2020.

Aqui estão alguns dos desenvolvimentos notáveis ​​que podemos esperar nos próximos 12 meses, tanto no Canadá quanto além, que podem ajudar a moldar o futuro da política de imigração canadense.

Níveis de imigração 2020-2022 planejam anúncio até março

Em março, o novo Ministro de Imigração do Canadá, Marco Mendicino, deverá estar em posição de apresentar o Relatório Anual de 2019 ao Parlamento sobre Imigração. O relatório geralmente é divulgado em 1º de novembro de cada ano, mas isso foi adiado por causa das eleições federais de 21 de outubro.

Este relatório é significativo porque fornece informações sobre as prioridades de imigração do governo federal. Talvez o aspecto mais notável seja o plano de níveis de imigração para 2020-2022 do Canadá. Já sabemos as metas de imigração do governo federal para 2020 (341.000 recém-chegados) e 2021 (350.000 recém-chegados). Conforme descrito na Carta de Mandato do Ministro Mendicino, devemos esperar um aumento modesto para a meta de 2022 que, com base nas tendências atuais, possa estar na vizinhança de 360.000 imigrantes.

Alterações previstas no programa para pais e avós, o mais tardar em abril

Espera-se que o governo federal anuncie seus planos de processo de admissão para o Programa de Pais e Avós (PGP) até abril de 2020, o mais tardar. Embora o governo federal tenha uma meta anual de acolher cerca de 21.000 imigrantes no âmbito do PGP, o gerenciamento do processo de admissão provou ser um desafio há muitos anos, uma vez que a demanda excede em muito a oferta de vagas de imigração disponíveis. É provável que o governo federal implante um novo processo que procure evitar deficiências anteriores no processo de admissão.

O compromisso de Ottawa com a regionalização é inegável

De acordo com o Plano de Níveis de Imigração 2019-2021, o Canadá procurará receber 67.800 imigrantes (solicitantes principais, cônjuges e dependentes) por meio do Programa Provincial de Nomeados (PNP) no próximo ano, o que representa um aumento de 11% em relação a 2019.

Não são apenas as províncias e territórios que procuram atrair mais imigrantes por meio do PNP, mas também estão procurando levá-los além de suas maiores cidades. A maioria das províncias e territórios vê pelo menos 80% de seus imigrantes se estabelecerem nos maiores municípios, o que ocorre às custas dos esforços para promover o desenvolvimento econômico em cidades menores e comunidades rurais. Para combater isso, várias províncias e territórios introduziram fluxos regionais de PNP. Por exemplo, Ontário selecionou recentemente três comunidades para participar de seu novo piloto regional de imigração.

O governo federal está complementando o PNP com esforços adicionais para promover uma distribuição mais ampla de imigrantes no Canadá (uma política conhecida como “regionalização”).

Em 2017, foi lançado o Piloto de Imigração do Atlântico, que permitiu às quatro províncias atlânticas: Nova Scotia, New Found Land and Labrador, Prince Edward Island e New Brunswick receber mais de 4.000 imigrantes. Com base na Carta de Mandato do ministro, podemos esperar que a AIP se torne um programa permanente em pouco tempo.

Em 2019, o governo federal lançou o Piloto de Imigração Rural e do Norte (RNIP), que aumentará em 2020 quando 11 comunidades designadas em todo o Canadá começarem a recrutar novos participantes através do piloto.

O mandato do ministro também implica o lançamento de um novo Programa de Nomeação Municipal. Os detalhes ainda não estão disponíveis, mas é razoável esperar que funcione de maneira semelhante à RNIP, na qual os municípios designados poderão recrutar recém-chegados que atendam às suas necessidades do mercado de trabalho. O mandato também indica que o governo federal lançará um piloto adicional para promover mais imigração para as comunidades rurais.

Uma observação notável em relação a esses vários programas é que o governo federal optou por fornecer às províncias, territórios e comunidades em todo o Canadá pouco mais de 50% dos poderes de seleção da Classe Econômica. Esse é um desenvolvimento recente e ressalta o compromisso do governo federal de garantir que os benefícios da imigração sejam distribuídos de maneira mais equitativa por todo o país.

Nos últimos anos, os poderes de seleção da Classe Econômica foram divididos em 50-50. Antes do lançamento do PNP em 1998, o governo federal selecionou quase 90% de todos os imigrantes de classe econômica no Canadá, com Quebec selecionando os 10% restantes.

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About the Author : Jacson Carvalho


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