Durante o verão as Ilhas de Toronto são um dos principais destinos de turistas e moradores da cidade, e tem sido assim há mais de 150 anos. Com uma área de aproximadamente 230 hectares, é considerada a maior comunidade urbana sem carros da América do Norte, o que faz com que a bicicleta seja o principal meio de transporte.

Do final de maio ao início de setembro não é difícil se deparar com uma grande quantidade de pessoas fazendo fila para pegar uma das balsas que transportam pedestres do Harbourfront até as Toronto Islands ($7 ida e volta). A estimativa é que as as Ilhas de Toronto recebam mais de 1,2 milhão de pessoas todos os anos.

O local era na verdade uma península formada durante milhares de anos pelos depósitos decorrentes da erosão do Scarborough Bluffs, até que duas grandes tempestades, ocorridas em 1852 e 1858, separaram o bloco de terra. As Toronto Islands são formadas por um aglomerado de pequenas ilhas, sendo as principais delas Centre IslandHanlan’s Point e Ward’s Island e possui algumas das melhores praias da cidade para banho.